Na Biblioteca do Vaticano há um DOCUMENTO JURÍDICO a respeito de Jesus Cristo. É uma missiva dirigida ao Senado romano do tempo de Tibério por Publius Lentulus, pro cônsul romano, contemporâneo de Cristo presumivelmente predecessor de Pôncio Pilatos na Judeia, escrita por um escrivão da frota da guarnição romana. A carta descreve a figura de Jesus Cristo.

Nessa descrição, não ignorada nos tempos antigos, se inspirou a pintura cristã. A carta do pro cônsul romano diz o seguinte:

Páscoa ou Domingo da Ressurreição, em verdade, é uma festividade religiosa e um feriado que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário.

A última semana da Quaresma é chamada de Semana Santa, que contém o chamado Tríduo Pascal, incluindo a Quinta-Feira Santa, que comemora a Última Ceia que a precedeu e também a Sexta-Feira Santa, que relembra a crucificação e morte de Jesus. A Páscoa é seguida por um período de cinquenta dias chamado Época da Páscoa que se estende até o Domingo de Pentecostes, que é também uma das celebraçőes mais importantes do calendário cristão e, comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e sobre Maria, sua mãe. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa.

Este tão glorioso mistério, é celebrado todos os anos  e faz dessa época um momento para todos renovarem os sentimentos de FRATERNIDADE, COMPAIXÃO E AMOR.

* Texto que escrevemos no pergaminho foi colhido no livro “Que vos parece do Cristo?” de Huberto Rohden (1893 —1981)  filósofo, educador e teólogo catarinense, radicado em São Paulo e os vídeos foram obtidos no canal do youtube dos Mórmons. Comungamos a fé católica, mas também acreditamos que todas as Igrejas (católicas, batistas, adventistas, mórmons,, universais etc.) estão dentro de um mesmo território e seus pastores e fieis convergem para um mesmo ponto, não havendo sentido haver disputas entre visões diferentes do mesmo cenário, que é o território sagrado da Bíblia, porquanto todos seguem o mesmo caminho e são guiados pelo mesmo Mestre, Jesus Cristo, para alcançarem os mesmos objetivos. Sendo Cristão, seja que Igreja for, é um irmão que comunga a mesma fé. O que importa é ter uma busca sincera e verdadeira, ser alguém melhor a cada dia, ajudando o próximo e praticando o bem.